COMO CRIAR WHIPPETS - Episódio I Convivendo com Whippets - 26/08/19



Episódio I 
Samuel e Tiffany dois Whippets
A elegância dos Whippets
Como criar Whippets friorentos
Como banhar Whippets

Episódio II
Características da raça Whippet
Sensibilidade ao toque no Whippet
Diferentes Personalidades nos Whippets


Samuel e Tiffany dois Whippets

Tenho dois filhos da raça Whippet: Samuel e Tiffany.

Eles foram bebês Whippets criados com extremo zelo e amor ilimitado, e assim continuam sendo cuidados.

Amo todos os cães de que habitam a terra, todos eles merecem ser tratados com muito amor, com todo cuidado e com tudo que há de bom e de melhor. 

Hoje se sabe que os cães foram deixados no nosso planeta para ajudar os seres humanos. A ciência vem estudando os cães como parceiros no campo da medicina, para diagnosticar doenças através do faro, alertar quando há alteração na taxa de glicose de um diabético, como terapia em determinadas doenças...


A elegância dos Whippets


Os Whippets são conhecidos também por galgos ingleses.

Os Whippets são as criaturas mais lindas e perfeitas do universo.

As pernas, o pescoço e o corpo finos e longos; a barriga concava; a ancas e os ombros estreitos, são atributos da elegância dos Whippets.

Os músculos bem definidos, a ausência de gordura corporal, a cabeça estreita e o focinho afilado, e o corpo estreito dão a forma  aerodinâmico dos Whippets.

O peito proeminente e espaçoso dos Whippets permite que o coração e os pulmões possam se expandir ao máximo durante as corridas.


Os Whippets pertencem à família dos galgos, sendo o mais veloz dentre eles, podendo atingir até 60 km por hora. 

Daí a máxima: Whippets os cães mais velozes do planeta! 

Os Whippets são: cães elegantes, cães de beleza exótica e cães com formato aerodinâmicos, por tais motivos necessitam de roupas específicas para a raça.

A inserção baixa da cauda permite que Whippets usem roupas mais longas, podendo usar e abusar de casacões que possuem caimento correto e gracioso no corpo deles.

Os Whippets desnudos são uma obra de arte da natureza. Ele devem usar vestimentas específicas para raça para garantir o conforto e reforçar a elegância deles quando desfilam em lugares abertos ou dentro de casa.


Tenho uma amiga que diz: Whippets com casaco parecem lord.

Concordo com ela, porque casacões Whippets são roupas que albergam a memória sobre da origem deles.

Como criar Whippets friorentos

A sensibilidade ao frio nos Whippets é uma característica marcante, ela resulta da pelagem curta e fina, da inexistência da camada de sub-pelos e da escassez de gordura subcutânea.

Tiffany e Samuel chegaram no inverno...

Como moramos numa terra fria para os padrões de temperatura no estado de São Paulo, providenciei caminhas macias e fofinhas, roupas de cama e vários edredons em flanela, roupinhas de cãozinho bebê próprias para inverno.
Providenciei também, uma bolsa para carregá-los junto ao corpo (como fazem os cangurus) para que se sentissem quentinhos e protegidos. 

Todo enxoval dos cãezinhos foi em tecido natural para evitar acúmulo de eletricidade estática neles.

Cães bebês de todas as raças podem sentir frio mesmo no verão. O afastamento da mãe genética é traumático, eles perdem o calorzinho do corpo dela e da ninhada fofinha, perdem o contato da barriga macia da mãe e dos irmãozinhos fofinhos. Como “Lugar fofinho e quentinho faz lembrar colo da mamãe”, o ideal para chegada do cãozinho bebê é um enxoval adequado e locais fofinhos e quentinhos para eles ficarem.

É obvio que um cão bebê peludinho sente menos frio que um cão bebê com pouco pelo e que a chegada do bebê cãozinho no inverno difere da chegada no verão.

Assim, o enxoval para cães deve respeitar a estação do ano.

Um enxoval de verão para cães deve ter lençóis e sobre lençóis em cambrais de algodão ou linho, ou tricoline; cobertinhas de chenile de algodão ou flanela, roupinhas de cambraia ou popeline. A caminha deve ser sempre em material fácil de limpar e forrada com protetor de cama, pois cãezinhos bebês podem vomitar e fazer xixi na cama.

Um enxoval de invernos para cães deve ter lençóis e sobre lençóis em flanelas; edredons em flanela com enchimento de manta de algodão ou plumas (os forros acrílicos por serem mais leves podem deslocar facilmente e o cãozinho ficará descoberto), roupinhas de flanelas como primeira pele sobre as quais se coloca roupas em tecidos sintéticos que aquecem.
Meus Whippets aos 25 °C de temperatura, já estão se aninhando em cobertores, puxando-os sobre a cabeça para aquecer orelhinhas e focinho. Como já estão grandes os edredons são grandes também, e podem ter enchimento acrílico porque eles já aprenderam a se enrolar neles. Tenho edredons espalhados pelos sofás, caminhas e dentro da casinha.

Como Whippets adoram tudo que é fofinho, meus Whippets amam edredom de plumas porque eles se enfiam debaixo dele e fazem toca ou se jogam em cima para fazer uma depressão e ficar dentro dela.

Todos cãezinhos adoram dormir na cama com humanos, além de quentinha, o amontoamento de gente humana e gente peludinha, juntas e misturadas, faz bem ao DNA  ligado à vida em matilha; tocas e buracos. Então meus Whippets dormem na minha cama. 

A maneira de criar Whippets serve para todos os cães, guardadas as devidas diferenças é obvio.

Como dar banho em Whippets

Ao lado, a imagem do corpinho do corpinho do Samuel, um Whippet bebê. Até os 6 meses, aproximadamente, eles têm corpinho igual aos demais cães.

É muito prazeroso para os cães novinhos e muito fácil para nós segurá-los nos braços bem juntinho ao corpo nos primeiros banhos, mas cuidado com o ouvido para não entrar água. 
Após lavar e enxague bem, deixe a água morna correr sobre o corpinho e as almofadinhas das patas. 

Converse e faça carinho enquanto banha e seca, massageie o corpo e principalmente as almofadas das patas, eles amam massagens. Assim banhos jamais serão um tormento para eles.


Os Whippets não têm cheiro

Eles podem passar o inverno sem tomar banho. As patinhas podem ficar com budunzinho, basta limpá-las com água morna e sabão neutro e secá-las bem ou limpá-las com lenços umedecidos.
Samuel e Tiffany passam até três meses sem banho no inverno. Whippets tem pele fina e delicada, e banhos desnecessários servem somente para ressecar a pele.

O Samuel e  Tiffany tomam banho somente em casa como se fossem cãezinhos bebês, mas agora fico sentada segurando-os no colo para deixar correr água no corpinho e patinhas, Samuel pesa 14 Kg e Tiffany 12 kg.

Pais e tutores, os cãezinhos crescem, os cuidados, atenção, dengos e mimos devem perdurar pelo resto da vida para que não se sintam abandonados.

Não deixe de conhecer a nossa loja virtual Gente Peludinha. Você encontrará lindas roupas para Whippet.


Beijos, em todosPink

Comentários